Maíra Charken estreia como escritora, avalia transformações pessoais e anuncia separação
Artista, de 46 anos, é mãe de Gael, de 7, com o atleta Renato Antunes, de 33
Por Carla Neves
Em seu perfil no Instagram, Maíra Charken se define como uma artista multipotencial. E não é para menos. Atriz, humorista, influencer e apresentadora, agora a holandesa-brasileira, de 46 anos, também pode dizer que é escritora. Isso porque ela acaba de lançar Matrioska, pela Emó Editora. Marcado por um humor afiado e reflexões profundas, o livro conduz o leitor pela vida de Julia, atriz, cantora e bailarina que enfrenta os desafios de ser artista enquanto tenta sobreviver em São Paulo.
Nascida na Holanda e criada no Rio — assim como Maíra — Julia navega pelos dilemas cotidianos de uma artista que sonha em ser reconhecida, enquanto lida com a pressão de escrever um livro e pagar o aluguel. Segundo a atriz, a ideia de escrever a obra nasceu aos 10 anos de idade, quando ela leu Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. “Decidi ali que escreveria um livro contando a minha vida. Claro que, aos 10 anos, a vida era curta, mas a sementinha foi plantada”, recorda.
O projeto ganhou forma aos 23 anos, quando Maíra vivia diversas crises – no amor, na profissão e consigo mesma – e sentiu que aquele período conturbado seria ‘um prato cheio para virar livro’. Após anos de amadurecimento, o livro, que estava engavetado, voltou à vida de Maíra. “Por muito tempo fui essa ‘engavetadora passiva-compulsiva’, criando e guardando, achando que não era bom o suficiente. Mas foi preciso esse tempo de cura e maturidade para ter coragem de olhar para ele de novo e realizar esse grande sonho”, avalia.
Pessoalmente, Maíra também vive uma nova fase. A artista está separada do coach e atleta Renato Antunes, de 33, pai de seu filho, Gael, de 7 anos. “A mulher quando se separa é porque ela já se separou há muito tempo. O que hoje as pessoas estão acompanhando, percebendo, já vem acontecendo há pelo menos dois anos. Foram 7 anos de uma relação de altos e baixos, de muita paixão e companheirismo, que, ultimamente, se transformou num time em prol do Gael”, conta.
Leia a entrevista completa com Maíra Charken em https://revistaquem.globo.com/entrevistas/noticia/2024/12/maira-charken-estreia-como-escritora-avalia-transformacoes-pessoais-e-anuncia-separacao.ghtml