EMÓ EDITORA

Com influências de Agatha Christie, Darren Shan e animes, Inara Solimar lança seu primeiro livro em agosto

Aos 10 anos, a jovem Inara Solimar estreia na literatura com uma história surpreendentemente madura e emocionante. “Clube das Aventuras e a Doença Desconhecida” chega ao público em agosto, publicado pela Editora Emó, e apresenta uma narrativa envolvente sobre um grupo de adolescentes que, em meio ao caos de um mundo tomado por monstros e medos, precisa se unir para enfrentar desafios que até mesmo adultos hesitariam em encarar.

Inara começou a escrever o livro aos 7 anos e concluiu a obra aos 9, demonstrando desde cedo uma imaginação fértil e um olhar sensível sobre as relações humanas. Ao lado de personagens fortes, sensíveis e determinados, ela nos convida a mergulhar numa jornada onde amizade, coragem e cuidado com o outro são as armas mais poderosas. Entre batalhas e descobertas, o livro trata com delicadeza temas profundos, como o medo de crescer, a importância do afeto e a necessidade de escutar e ser escutado.

Fã de histórias que misturam ação, mistério e humanidade, a autora mirim se inspira em nomes como Agatha Christie — especialmente em E Não Sobrou Nenhum —, Darren Shan (A Saga de Darren Shan) e no universo dos mangás e animes. Seu gosto pela leitura surgiu cedo, com livros como Puxa, Que Bruxa!, de Sibéal Pounder, e Diário de uma Garota Nada Popular, de Rachel Renée Russell.

Alfabetizada pela avó materna — pedagoga aposentada — no contexto desafiador da pandemia, Inara rapidamente desenvolveu um vínculo afetivo com os livros. O contato precoce com histórias e personagens fortaleceu sua escrita e ajudou a construir um repertório criativo potente.

Filha da artivista negra May Solimar — responsável pela capa e ilustrações do livro —, Inara cresceu cercada por estímulos culturais diversos e encontrou na escrita uma forma própria de se expressar e imaginar futuros possíveis.

Apesar da pouca idade, Inara demonstra domínio narrativo e uma sensibilidade rara. Seu primeiro livro chega num momento em que o público jovem leitor demonstra cada vez mais interesse por histórias que combinam aventura com profundidade emocional. O lançamento é mais um exemplo da potência criativa das novas gerações e do papel da literatura como ferramenta de expressão e conexão.

 

Serviço:
Lançamento oficial
02 de agosto (sábado)
Das 15h às 17h
La Librería – Café Colombiano
Endereço: Alameda Eduardo Prado, 493 – Campos Elíseos, São Paulo
Publicado pela Editora Emó

 

 

Sobre a autora
Inara Solimar tem 10 anos, é apaixonada por livros, música e animes. Sempre gostou de inventar histórias e criar personagens. Clube das Aventuras e a Doença Desconhecida é seu primeiro livro publicado — uma obra que une imaginação, empatia e coragem em uma narrativa envolvente e surpreendente.

 

Créditos: Vivian Roberta Borges Batizelli Koqui | Agência 2205wv

Fonte: https://bcfblogculturaefutebol.blogspot.com/2025/07/autora-mirim-retrata-amizade-e-coragem.html