EMÓ EDITORA

Thayame Porto

Thayame Porto é artista e, pesquisadora da palavra.

Escreve, lê e narra histórias para públicos que variam entre crianças, adultos e idosos. É fundadora há onze anos da Cia Passarinho Contou. Trabalho que fundou uma biblioteca dentro de uma Kombi, com recursos pessoais, para distribuir leitura nas principais periferias da região metropolitana do estado de São Paulo.

É criadora de espetáculos narrativo-musicais, onde a contação de histórias divide cena com show musical infantil.

Seus trabalhos já estiveram em cartaz em locais de destaque no cenário cultural, como:

– Espaços Sescs, Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Bienal do Livro, Virada Sustentável.

Como escritora possui dois títulos publicados voltados para o público infanto-juvenil, são eles: Carrego Comigo pela editora Scortecci (2011), voltado para adolescentes. E Maria Chá e João Café, poesia ilustrada pela editora Porto de Ideias (2015), dedicado a crianças de todas as idades.

Como pesquisadora acadêmica, possui Mestrado voltado à pesquisa do letramento, com dissertação intitulada: Centro de Incentivo à Leitura, um estudo de caso. Financiado pela CAPS através da Universidade Federal de São Paulo e publicado em 2013.

Em 2017 e 2018, Thayame percorreu Brasil e Uruguai morando em sua kombi biblioteca, lendo com as crianças em situações de travessias, com famílias nômades, com crianças na rua, sem vínculos institucionais. Também participou do Festival das Artes no interior do Uruguai com sua kombi-casa-biblioteca.

Sua atuação profissional que alia pesquisa acadêmica, bem como a pesquisa de rua dos saberes periféricos, já foi mencionada por mídias televisivas , entre elas: – Emissora TV Cultura em dois programas, Jornal da Cultura e Manos e Minas. Jornal da Band no Programa Hora do Bem. TV Record no Programa Hoje em Dia, no qual foi destaque em matéria de conteúdo documentário com exibição de 16 minutos. Thayame acredita que a leitura é um bem simbólico da humanidade injustamente distribuído, e, por isso, se concentra na luta pela partilha desse privilégio, para que ele seja um direito garantido a toda população