EMÓ EDITORA

Livro do Professor Viaro disseca universo coach e suas picaretagens

Charlatanismo, picaretagem e enganação sempre existiram. Porém, diferentemente de outrora, hoje isso é bem-visto, revestido na embalagem de pseudociência, pseudoteoria e pseudoconceituação

Por Francisco Fernandes Ladeira

O coachismo – espécie de versão laica da teologia da prosperidade – é um dos principais meios para difundir a racionalidade neoliberal entre as massas. Ou seja, as ilusões vendidas pelos Pablos Marçais da vida sobre enriquecimento fácil, self-made man, positividade desenfreada e meritocracia, sempre se aproveitando de incertezas e inseguranças alheias. Assim, lembrando o velho Marx, os pobres passam a adotar valores da classe dominante, como se fossem naturais e universais.

Diante dessa realidade, desconstruir as picaretagens ditas pelos coachs, que cada vez ganham capilaridade ente o povão, é uma tarefa primordial para as forças progressistas, haja vista, por exemplo, o sucesso eleitoral do anteriormente citado Pablo Marçal (apesar de, felizmente, ele não ter ido ao segundo turno da eleição para a prefeitura de São Paulo).

Nesse sentido, o primeiro livro do historiador e âncora do DCM, Professor Viaro, intitulado “Anticoach: a gênese do caos”, lançado pelo Emó Editora, nos oferece importantes reflexões para compreender este (nefasto) fenômeno contemporâneo.

Charlatanismo, picaretagem e enganação sempre existiram. Porém, diferentemente de outrora, hoje isso é bem-visto, revestido na embalagem de pseudociência, pseudoteoria e pseudoconceituação. Nesse sentido, o coach preenche (ou melhor, finge preencher) as demandas de nossa época por pertencimento a um grupo social, absorção rápida de informações, juventude eterna, ser feliz a todo instante, negação de qualquer tipo de tristeza, ter opinião sobre tudo e a busca por explicações simplórias para nossa existência. Para toda pergunta complexa, o coach tem respostas fáceis e o mantra: “eu posso, eu quero, eu sou o protagonista do meu sucesso”. Parafraseando um conhecido dito popular: mente vazia, oficina do coach.

Leia a matéria completa em https://revistaforum.com.br/opiniao/2024/10/11/livro-do-professor-viaro-disseca-universo-coach-suas-picaretagens-167263.html